domingo, 26 de junho de 2016

Das coisas que eu faço...

Há uma semana atrás comecei um programa detox. Foi uma coisa soft, de três dias apenas, que, mais do que servir para perder peso, serviu mesmo para desintoxicar, não comer porcarias e entupir-me de frutas e legumes.

O programa que fiz foi este.

Balanço? Gostei de fazer mas dá trabalho. Muito trabalho. E, se quisermos comprar tudo o que é suposto, sai caro. Mas não é preciso comprar tudo, há coisas que podemos substituir e há coisas que ficam para continuar a usar. Também há receitas que rendem imenso e que deviam ser adaptadas.

Mas gostei. Aprendi algumas receitas que vou repetir e senti-me bem comigo mesma. Mas não foi fácil. E sim, houve momentos de fome. Mas também houve momentos em que me forcei a comer o que era suposto porque não tinha fome nenhuma. Acima de tudo, acho que se trata de habituar o nosso organismo a comer menos e a comer melhor. 

Uma das coisas que espero conseguir manter, a partir de agora, é a redução do consumo de pão (ainda que eu só comesse ao pequeno-almoço, mas quero substituir mais por aveia nas suas diferentes formas) e o guardar o consumo de açúcar só mesmo para situações pontuais.

Vamos ver!...

8 comentários:

  1. Também precisava de fazer uma coisa dessas mas acho que sou demasiado preguiçosa para andar a fazer sopas e sumos especiais...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É preciso alguma paciência, foco e determinação... Custa, mas depois vês os resultados e vale a pena :)

      Eliminar
  2. Olha, há uma coisa que precisas de saber.
    Fruta só deve ser comida com o estomago vazio e não deve ser ingerida com outra comida que requeira processamento pelo estomago.

    Isto porque a fruta não é processada no estomago e sim no intestino, o que significa que se comeres fruta com outra coisa que obrigue processamento pelo estomago, a fruta vai ficar no estomago a fermentar até que esse processamento termine, o que pode causar mau estar e afins.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha, não sabia disso! Eu como fruta ao pequeno-almoço e ao almoço, só a meio da tarde e da manhã é que a como mais sozinha... Vou investigar o assunto e ver alternativas :)

      Eliminar
  3. Também fiz a alteração da aveia/pão naturalmente, agora só como ao lanche. Vario entre aveia + iogurtes, papas de aveia e panqueca de aveia (tudo preparado no dia anterior). O que descobri recentemente é que a bebida de soja ou avelã torna estas opções muito mais saborosas sem ser necessário juntar açúcar. Normalmente junto chia e cacau. Nunca pensei não ter saudades do pão e ficar satisfeita/saciada, mas fico mesmo!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fazes as panquecas de véspera e aqueces? Eu ponho mais canela e adoro :)

      Eliminar
    2. Exato! Ou nem aqueço, depende. Foi o meu pequeno-almoço de hoje, por acaso. Também ponho canela em quase todas estas variações de PA. E juntar canela a uma chávena de café... ótimo!

      Eliminar
    3. Boa, obrigada! Vou experimentar. É que tenho zero paciência para fazê-las de manhã :)

      Eliminar

Os devaneios Agridoces mais lidos nos últimos tempos...