terça-feira, 27 de agosto de 2013

Da questão de ter ou não ter filhos... - I

Ultimamente, e cada vez mais, tem sido crescente à minha volta a pressão para eu engravidar.

Aparentemente, eu sou mesmo a única a não querer. Dado que, em última e em primeira análise, a decisão é minha, deixo-os falar.

Mas o crescimento do meu mioma obriga-me a pensar melhor sobre isto... Ainda que em muitos casos um mioma não chateie nada, e se consiga engravidar, e a gravidez corra lindamente, há casos em que o processo se dificulta. E há casos também em que o crescimento do mioma leva a outras soluções.

É precoce preocupar-me demasiado com isto. Até porque eu sabia que, mais tarde ou mais cedo, esta questão surgiria. Avó, mãe e tias, passaram por isto. E acabaram na histerectomia. Mais velhas, claro, já depois de terem filhos, mas acabaram aí. Eu sempre achei que do lado da minha mãe não vinha nada de jeito. E a minha herança genética é prova disso. Mas não pude escolher a mãe que tenho e resta-me aguentar-me.

Resta-me também pensar nessa questão de querer, ou não, ter filhos. Porque se decidir que não quero mesmo ter, então o mioma pode continuar na vidinha dele, que quando chegar a hora logo se resolve. Se quiser... Pois que então o mioma pode ser uma preocupação.

No meio disto tudo, nada disto interessa, que eu tenho é que ir ao médico e falar com quem, realmente, percebe do assunto. Tudo o resto são suposições que não fazem outra coisa senão deixar-me com macaquinhos na cabeça.

E convenhamos, o meu cérebro já é limitado que chegue. Não precisa de macaquinhos a baralhá-lo ainda mais.

7 comentários:

  1. Amiga...não estás só. A minha história é igual à tua, sem tirar nem pôr. O mesmo problema, as mesmas pressões...enfim...(eu não disse que te compreendia ? pois...)
    beijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelas palavras! É bom saber que há mais gente a passar pelo mesmo (quero dizer, salvo seja, não é?... mas alguém que nos compreende!). Um beijinho

      Eliminar
  2. Não deve ser o raio de um mioma motivo suficientemente forte para quereres ter um filho. Seria pior a emenda que o soneto. Evita dar demasiada importância a essas pressões venham elas de onde vierem. Ouve-te a ti e ao teu coração.
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um mioma não é motivo para querer ter um filho. Mas querer um filho é razão para não querer ter um mioma. (nunca se quer um mioma, certo?)

      Mas sim, tenho de fazer orelhas moucas :)

      Eliminar
    2. Independentemente de ser querer ou não ter filhos, nenhuma mulher quer ter miomas ou outros problemas que possam colocar em causa a sua fertilidade. Porque uma coisa é não querer ter filhos por opção, outra é não poder ter filhos por limitações físicas e acontece que as limitações podem mudar certas opções, porque as coisas psicologicamente passam também a funcionar de maneira diferente. Até à data ainda não conheci ninguém, direta ou indiretamente, que se enquadrasse em ambas, isto é, não quisesse ter filhos e efetivamente não os pudesse ter (há casos em que se sabe dessas limitações ainda que nunca se tenha tentado engravidar). Dá que pensar...

      Eliminar
  3. Olha, e eu que sempre quis ser mãe dou comigo a ponderar mais seriamente no assunto do que alguma vez esperei (se estou preparada, se quero para breve ou adio um pouco mais, esse tipo de coisas). Enfim, nada é linear e certamente ter filhos não é uma decisão a ser tomada de ânimo leve, mas antes de mais deve mesmo ser um desejo, e a tua vontade de ser mãe é essencial para a coisa avançar. Como diz a luarte aí em cima, ouve-te a ti e ao teu coração antes de tudo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, acho que vou esperar sentada por essa vontade... Mas preocupa-me poder ficar sem essa possibilidade, sabes?

      Um beijinho

      Eliminar

Os devaneios Agridoces mais lidos nos últimos tempos...