sábado, 23 de abril de 2011

Dos telemóveis...

Quando tive o meu primeiro telemóvel, há dez anos mais coisa menos coisa, achava o máximo. Finalmente, podia falar com toda a gente toda a hora. Podia enviar e receber SMSs, podia fazer e receber chamadas. Podia estar fora de casa e continuar contactável.

O tempo foi passando. Os telemóveis foram mudando. Eu fui mudando.

Neste momento, já não acho o máximo ter telemóvel.

Tenho por necessidade. Porque facilita muito a vida. Porque em caso de necessidade, faz muita diferença.

Mas não me lembro de, em momento algum, me ter comprometido a atendê-lo sempre. Ou a responder sempre às mensagens.

Lá porque tenho telemóvel e porque há a hipótese de estar sempre contactável, não quer dizer que o esteja ou que tenha de estar.

Lá porque tenho telemóvel, não sou obrigada a atendê-lo. 

Ter telemóvel é apenas isso: ter telemóvel. Não é uma obrigação. Não é o fim da nossa liberdade de escolha. Não é o fim do nosso sossego. Ter telemóvel é ter uma imensidão  de possibilidades na palma da mão. Mas são apenas isso: possibilidades. Se nos apetecer, se quisermos, se precisarmos. Ou se não nos apetecer, se não quisermos, se não precisarmos. São essas as possibilidades. Não são obrigações.

Pena é que muito boa gente pense o contrário. 


E agora, se me permitem, vou enfiar-me no meu Museu mais preferido de todos e não, não vou atender o telemóvel enquanto lá estiver. Podem ligar à vontade.

5 comentários:

  1. Como te compreendo...há pessoas (eu) que não conseguem perceber como não lhes respondem de imediato - porque eu responderia! Mas, a verdade é que tu tens toda a razão - há quem o utilize apenas por razões profissionais e sempre que pode, deixa-o na gaveta! :P

    Eu estou a tentar deixar de ser viciada nele...aos poucos vou conseguir! O teu texto foi mais um empurrão! :D

    Beijinho sweet*

    ResponderEliminar
  2. Já lá vai o tempo que andava sempre agarrada ao tlm...

    ResponderEliminar
  3. Feliz: eu tento perceber o outro lado, mas às vezes não é fácil! Quando estou nos meus dias de descanso, quero é paz e sossego :) Um beijinho!

    Nokas: também já fui assim :)

    ResponderEliminar
  4. Ola Agridoce!

    Já leio o teu blog a algum tempo (não muito) e gosto, gostei uma vez e continuei a vir visitar-te mas nunca comentei, que má que eu sou. Bem finalmente ganhei coragem e criei o meu próprio blog e pensei: “não sejas cobarde vai lá dizer olá à Agridoce, vais lá tanta vez ler os posts dela bem que podes ser simpática.” Por isso, olá. :-D

    Em relação a este post, eu penso exactamente assim. Acho que ninguém tem que refilar comigo quando não respondo ou não atendo. Irrita-me…

    Um beijinho

    ResponderEliminar
  5. Te: fizeste muito bem em vir dizer olá :) Já por lá passei!

    ResponderEliminar

Os devaneios Agridoces mais lidos nos últimos tempos...