terça-feira, 26 de abril de 2011

Da vida... E da morte... E da morte... E da vida...

Continuo, após todos estes anos de confrontos indesejados, a não ser capaz de compreender e/ou aceitar a morte.

Não consigo. Não faz sentido na minha cabeça. A bem dizer, é a vida que não faz sentido. Não vejo qualquer sentido em vivermos para depois, sem sabermos quando nem como, morrermos.

E também não percebo, nunca percebi, como é que hoje alguém ri e fala, e amanhã está inerte. Um corpo sem vida, sem expressões, sem nada. O corpo é uma máquina? Sim, é. Mas é uma pessoa, uma personalidade, um feitio (bom ou mau). Para onde vai isso? Em que parte da "máquina" está isso e o que lhe acontece? Morre também? Evapora-se? Não sei. Não entendo.

E tudo isto para dizer que se eu não entendo a morte, muito menos consigo explicá-la a uma criança de 14 anos que se agarra a mim a chorar e me pergunta porque é que o pai "se vai embora". Não sei. Não sei, querida B.. Sei que a vida é uma m*rd*. Mas que cá continuamos. E tens a mãe, tens o pai L., e tens a sorte de sermos muitos irmãos e gostarmos todos muito de ti! 

E cá continuamos...

5 comentários:

  1. Ai como dói... Sei do que falo porque tinha 12 anos quando fiz a mesma pergunta, e tinha a minha irmã com 7 e também ela me implorava que lhe explicasse uma coisa que eu não entendia.

    Sei perfeitamente que não se pode dizer nada que melhore a dor. Porque hoje e depois de ler isto ainda me dói.

    Muita força.

    ResponderEliminar
  2. Também me faz alguma confusão a ideia do dormir sem sonhar e sem acordar... Pensar que é simplesmente desligar a energia e acabou-se... O vazio... o nada... acho que são conceitos difíceis de interiorizar...

    Morrer é cessar de existir... Literalmente... É o nada...

    ResponderEliminar
  3. Te: lamento a tua perda! Acho que dói sempre... Força para ti! Um beijinho

    BrokenAngel: eu não consigo interiorizar. Mesmo...

    ResponderEliminar

Os devaneios Agridoces mais lidos nos últimos tempos...