segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Das eleições...

E lá ganhou o Sr. Cavaco. Outra coisa não se esperava, aliás.

Eu faço parte daquele grupo de pessoas que não conseguiu votar. Há coisa de duas ou três semanas tinha enviado um SMS para o número do RE para saber o meu número de eleitor e para confirmar que já estava a votar na freguesia para onde alterei a minha morada oficial há coisa de um ano (sublinhe-se "um ano"). Recebo o meu número muito bonito e a confirmação de que já votava aqui neste lindo sítio onde resido. Respiro fundo e durmo descansada. Pelo sim, pelo não, e pela minha OC, no dia D, antes de sair de casa, confirmo novamente os dados todos no site do RE.

Estávamos então no dia D, chego às mesas de voto, dou o meu número e aguardo ansiosamente pelo papelinho mágico (gosto sempre de votar, não me perguntem porquê...).

- Não consta da lista.
- Como?!
- Já não consta da lista. Mudou de residência?
- Mudei. Mudei para esta freguesia há mais de um ano.
- Então dirija-se ali ao gabinete de apoio ao eleitor.
- ...

Lá fui eu. Dez pessoas à minha frente. Passado um minuto tenho o marido ao meu lado. Também não constava. Vemos a quantidade de gente à nossa frente, o tempo a passar e desistimos porque não podíamos esperar mais. Nós somos daquelas pessoas esquisitas que trabalham ao Domingo.

E foi assim. Não votámos. Amanhã vou fazer uns telefonemas para apurar responsabilidades e saber com quem devo reclamar e falar para que isto não volte a acontecer nas próximas eleições.

Cabe na cabeça de alguém? Então mas no RE dão-me o número de eleitor e depois eu não consto das listas? Eu não percebo nada disto mas como é que de um lado me atribuem um número de eleitor, e do outro eu não apareço nas listas? Saltaram o meu número, foi?

Saí de lá a praguejar contra este nosso país... Eu não sou daquelas que acha que lá fora é que é tudo bom. Mas acho que isto não cabe na cabeça de ninguém. E acho, e tenho a certeza, que se isto fosse um país a sério, estes resultados não eram aceites e havia novas eleições.

Mas isto digo eu.

1 comentário:

  1. Olá!

    A situação porque passou deve ser semelhante à da minha irmã.

    Foi recenseada como mandam as regras (a mais de seis meses das eleições), mas a Junta de Freguesia onde ela votaria decidiu não actualizar os Cadernos Eleitorais.

    Conclusão, quem se recenseou nessa freguesia entre as duas eleições não pôde votar.

    Espero que a ajude na procura do responsável.

    ResponderEliminar

Os devaneios Agridoces mais lidos nos últimos tempos...