sábado, 19 de junho de 2010

Das pessoas... - III

Ia começar aqui a escrever um texto a falar do quão idiotas as pessoas são.

Mas parei. Parei porque dei comigo a pensar até que ponto posso exigir aos outros que pensem como eu, que ajam como eu. Não posso.

Lá por eu adorar gatos, e animais em geral, e ter a certeza que preferia partir o meu carro todo do que atropelar um animal, não posso exigir o mesmo dos outros. Para mim, seria uma idiotice, uma crueldade, um crime, atropelar um gato. Para mim, um gato, mesmo que selvagem e abandonado, é um ser vivo que merece respeito e tem o direito à vida.

Mas será legítimo exigir o mesmo aos outros? Talvez não. Se calhar, há quem defenda o direito à vida das melgas. E eu, confesso, já matei umas quantas.

Sim, são seres vivos. Sim, merecem viver. E a minha consciência não me deixaria viver se eu atropelasse um gato. Mas a minha consciência é a minha, não é a dos outros. E eu tenho de me resignar.

Posso ficar triste, posso chorar, posso ficar revoltada e achar que não é justo, mas o máximo que podemos fazer é pegar naquele gato (igual à nossa Amora) e tirá-lo do meio da estrada para que não seja esmagado uma e outra vez.

Não posso obrigar o Mundo a pensar da mesma forma que eu. Era bom. Mas não.

3 comentários:

  1. Ainda esta semana apareceu uma cadelinha ao pé do meu trabalho, não era abandonada porque tinha coleira e não saía dali.
    Descobri que vivia no quintal do canto, mas saltava a rede e vinha para a rua. Ao final do dia quando me vinha embora, ela saltou mais uma vez e não me largou. Escusado será dizer que passei o resto da semana a pensar nela. Um amor.
    Quando abri a porta do carro pra me ir embora, ela meteu-se lá dentro em segundos.
    No dia seguinte fui espreitá-la e mal a chamei, veio com o rabinho a dar a dar... foi lindo.
    Amo os animais muito mais do que centenas de pessoas. mas isto sou eu.
    Um beijo grande

    ResponderEliminar
  2. Eu adoro animais, mas tenho consciência que em algumas situações o condutor não tem mesmo hipótese.
    Já matei dois passarinhos e nem ia nada depressa, mas os bixinhos apareceram sem eu dar conta.
    Agora há também muitos condutores que se desviam para matar animais. Isso é... sei lá! Nem tenho palavras para qualificar essa gente!

    ResponderEliminar
  3. Segredo ganhaste uma amiga que vai sempre fazer-te uma festa quando te vir :))

    Jardineira: eu percebo que em algumas situações é complicado evitar, mas há outras em que é como dizes, sem palavras..

    ResponderEliminar

Os devaneios Agridoces mais lidos nos últimos tempos...