quinta-feira, 27 de maio de 2010

Das escapadinhas... - IV

Segunda-feira de manhã lá nos fizemos à estrada, em direcção a Setúbal, para apanharmos o Ferry. Não o apanhava há uns bons dez anos e gostei imenso da viagem. Sou muito criancinha nestas coisas, sou, mas fico feliz com estas coisas!


Seguimos em direcção à Comporta. E não é que eu desconhecia completamente este paraíso? Perdoem a ignorância mas eu não sabia que havia água assim em Portugal. Fiquei tolinha, de boca aberta, a achar que o Ferry se tinha enganado e estávamos numa qualquer ilha tropical.


Continuando em direcção a Sul, almoçámos em São Torpes, no Restaurante do Luís (que eu recomendo vivamente), com esta vista:


E depois de uma longa viagem por uma estrada de terra batida, imprópria para certos carros, lá chegámos ao nosso destino: o Brejo da Amada. Para quem quer descanso total e absoluto, paz e sossego, o sítio é perfeito. Está-se no meio do pinhal, só se ouvem os passarinhos (acordámos com um cuco. Eu sei lá há quantos anos não ouvia um cuco!) e estamos mesmo no meio do nada.

Deitada na cama, a vista era esta:


E depois de uma caminhada de exploração, demos com este espectacular lago, que, dizem, é óptimo para dar mergulhos no Verão:


E depois de uma saga de uma hora e meia para encontrar um restaurante aberto para jantar, acabámos por comer numa tasca na Comporta, onde fomos extremamente bem atendidos, e donde saímos cheios até mais não...

No dia seguinte, e já com o peso do regresso em cima, fomos em direcção a Alcácer do Sal, onde visitámos alguns dos pontos mais importantes, como o Museu Municipal de Alcácer do Sal, de que eu gostei particularmente. Fico sempre surpreendida quando me deparo com museus com muitíssima qualidade em pequenas cidades/povoações do nosso país. Os bons museus não estão só em Lisboa e no Porto, é que não estão mesmo!

E perto de Alcácer, almoçámos num restaurante que eu há muito queria conhecer...


O restaurante A Escola, onde comemos lindamente... Nem me vou pesar, mas tenho a certeza que engordei nestes dois dias... Mas soube tão bem! Ontem dizia eu ao marido que estamos a ficar como "as pessoas crescidas" e andamos por aí a passarinhar a experimentar restaurantes por esse país fora. E parece-me bem!

No regresso, o carro avariou, e foi uma pequena aventura para chegarmos até Lisboa e voarmos até ao trabalho... Todo o espírito de sossego da escapadinha desapareceu num instante, mas as memórias ficaram... E a vontade de fazer isto mais vezes, também, mesmo que só tenhamos um dia ou dois livres!

4 comentários:

  1. A praia da Comporta é de facto linda. Eu a primeira vez que lhe pisei o areal e me dirigi para junto da água, também fiquei como tu - boquiaberta :)
    O restaurante a Escola também é altamente afamada para essas bandas, Esse e o Museu do Arroz, mas por acaso nunca lá estive. E Brejos da Amada é que nunca tinha ouvido falar, mas pela tua descrição e pelas imagens parece-me mesmo bem :)
    Resumindo e concluindo, depois de te ler fiquei com vontade de voltar à Comporta (não é que não tenha já falado cá em casa este ano, quando o solito apertou). Ando comuma vontade de passear, passear, passear e tanto. São os bichos carpinteiros :P
    Fins-de-semana assim são mesmo revitalizantes e enquanto não chegam as férias, sinto-lhes a falta, oh se sinto :P
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Hehe! Parece a descrição do fim-de-semana em que festejámos o primeiro aniversário de casamento... Brejos da Amada, Comporta, Praia e muito amor ;)

    ResponderEliminar
  3. Que giro, a minha irmã brevemente vai "gastar" a Smartbox que lhe ofereci nesse mesmo local.. :)

    ResponderEliminar
  4. Ando aqui a por a leitura dos blogs em dia e deparo-me com este belíssimo passeio! Gostei imenso de ler! Não conhecia esse restaurante, mas quando for para aqueles lados vou ver se experimento! No ano passado passei 2 fins de semana na comporta e adorei, também não conhecia (já lá tinha ido em criança mas nãoo me lembrava)e de facto parece que estamos num pais tropical, aquela arei finhinha o mar com aquele azul turquesa...um paraíso!

    Beijinhos***

    ResponderEliminar

Os devaneios Agridoces mais lidos nos últimos tempos...