quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

The things I like... - II

Livros.


Gosto de livros. Podia dar-me para pior, não?

Sempre li muito. Muito, muito. Quando era pequena, e ainda na primária, devorava livros atrás de livros. Nunca me vou esquecer daquela que foi, para mim, uma das melhores prendas de aniversário de sempre: quando fiz dez anos, o meu pai ofereceu-me uma caixa cheia de livros. Era uma caixa daquelas que trazem as resmas de papel para as fotocopiadoras/impressoras, e estava cheia de livros da Enid Blyton. E eu adorei. E não descansei enquanto não os li todos. E não, eu não era uma nerd que passava a vida agarrada aos livros. Eu sou do tempo em que íamos brincar para a rua, em que fazíamos guerras de balões de água, e adorava passar horas a desenhar (dividia-me entre os vestidos para as Barbies e as plantas de casas), e desde cedo comecei a ficar colada ao computador (tínhamos um Amiga, com jogos que hoje dariam medo a qualquer criança/adolescente). Mas eu gostava mesmo de ler. E gostava de ter os meus livros arrumadinhos e ficar a olhar para eles.

Acho que hei-de estar eternamente grata ao meu pai por ter incutido em mim este gosto pela leitura e pelos livros. Sempre vivi rodeada de livros e não conheço ninguém que leia mais livros do que o meu pai. Só me chateia ele estar a entrar numa fase em que se quer desfazer dos livros porque diz que já tem muitos e que o futuro está nos e-books.

Acredito que sim, que esteja. Mas eu gosto dos meus livros de papel. Gosto muito. E uma das coisas que eu sabia, desde o início, que queria ter lá em casa eram estantes fechadas com portas de vidro para arrumar e proteger os meus livros. Podia não saber mais nada, mas isso era garantido. E agora gosto tanto de olhar para as minhas estantes e vê-los lá arrumadinhos!

Gosto de livros, de os ler, de os ver, de os tocar. Houve uma altura em que pensei fazer uma pós-graduação em Arquivística ou Biblioteconomia. Depois passou-me. E também pensei em fazer um mestrado em Paleografia. E também me passou, mas a vontade continua aqui. É difícil para as outras pessoas perceberem isto, mas dá um gozo tão grande ler o que alguém escreveu há quinhentos anos atrás. O meu problema é que gosto de tanta coisa, de tantas áreas diferentes. Mas, seja qual for a área, os livros estão e estarão sempre presentes.

Mas... Há sempre um "mas" (já se sabe!)... Esta paixão tem um problema. Eu, shopaholic me confesso, já gastei mais de uma centena de euros em livros este mês. Para uns é muito, para outros não é nada. Para mim, já é qualquer coisa. Mas a verdade é que me podia mesmo dar para pior, não? Vendo bem, se calhar há quem gaste este dinheiro por mês em tabaco. Eu gasto em livros. Podia dar-me para comprar umas calças da Salsa, ou uma mala da Guess, mas deu-me para comprar livros. Pesa-me a consciência, mas vai-me saber tão bem lê-los todinhos. Não é um pecado muito grande, pois não? Eu acho que não. E tento convencer-me que não. E que não tenho um problema de consumismo. São livros! Que mal é que tem?

É que eu gosto mesmo de livros.

7 comentários:

  1. Eu sempre fui uma bookaholic... mal aprendi a ler. Por isso entendo-te. Felizmente (ou não) não faço nunca contas ao que gasto. Seja em jantares, em roupa ou em livros ;)

    ResponderEliminar
  2. Eu também sou uma viciada em livros, desde pequena! Sempre adorei ler, e é para mim mais difícil entender quem não goste de ler, do que o dinheiro que se gasta nos livros! Porque para mim é dinheiro bem gasto :)

    ResponderEliminar
  3. Ler é tão bom que não chega a ser pecado...

    beijoca

    ResponderEliminar
  4. Lembrei-me entretanto que tenho uma tara... dificilmente leio livros emprestados. Tenho, tal como a minha irmã, uma obcessão por ter livros. Por serem meus. Quase como uma medalha ;)

    Bisouxxx

    ResponderEliminar
  5. Compreendo perfeitamente esse teu gosto pois tal como tu adoro ler!
    Até à bem pouco tempo atrás, nao costumava comprar livros...
    Ia à biblioteca daqui da zona requisitar ou lia emprestados.
    Mas, recentemente, comecei a ganhar um certo "carinho" pelos livros que me custava imenso devolve-los...
    Então, comecei a comprar e tal como tu dá me um gosto enorme ver a estante compostinha com muitos livros!
    E tal como tu, já gastei tambem alguns euros com a aquisição de livros! Mas concordo contigo, antes livros que outro vicio qualquer prejudicial.

    ResponderEliminar
  6. Eu também acabo por criar uma relação sentimental com os meus livros, vá-se lá entender ;) Gosto de os ter, de dizer que são meus, de ver as estantes cheias e encher-me de orgulho :)) Manias ;)

    Conforme forem chegando, eu aviso por aqui :)

    ResponderEliminar

Os devaneios Agridoces mais lidos nos últimos tempos...