terça-feira, 26 de janeiro de 2010

The things I dislike... - I

Pessoas pessimistas.



Não gosto de pessoas pessimistas. Tenho imensa dificuldade em suportá-las. Num primeiro contacto, ainda tento dar a volta à conversa, tentar mostrar o lado positivo das coisas, mostrar que podemos ser mais optimistas, que nem tudo é mau, que nem tudo corre sempre mal. Mas num segundo, num terceiro, num vigésimo contacto, já não tenho paciência. Não tenho. Não sou, mas apetece-me ser mal-educada e dizer às pessoas que se vão atirar de uma ponte, se acham que é tudo tão mau e que vai correr sempre tudo mal.

Não consigo compreender o que é que as pessoas ganham em ser assim. Palavra que não. Todos nós temos momentos melhores e piores. E todos (ou quase) já tivémos algum momento na nossa vida em que não era fácil ver o sol e acreditar que as coisas iam melhorar. Isto é normal e legítimo. Mas pessoas que sistematicamente nos dizem, quando nos despedimos delas ou quando falamos num qualquer evento futuro: "se eu não morrer até lá...". Não é normal, e não há paciência. Uma vez, duas vezes, trinta vezes, a mesma coisa repetida até à exaustão. Ou quando numa qualquer situação uma pessoa tem pareceres de três especialistas diferentes e mesmo assim teima que ela (que não é especialista) é que sabe, e que vai correr tudo mal, e que isto nunca se sabe, ... Mas será que alguém vive mais feliz assim?

Eu chego a um ponto em que já não sei lidar com pessoas assim. Já experimentei dar-lhes razão (sempre disseram que não se discute com loucos), já experimentei tentar explicar as coisas com racionalidade, já experimentei brincar com as situações. Nada vale a pena.


Eu sei que não é fácil, mas a vida torna-se tão mais leve quando somos optimistas! Não precisamos de viver todos no mundo cor-de-rosa das fadas e dos póneis, mas podemos tentar acreditar que o mundo pode ser melhor, que a nossa vida pode ser melhor, que podemos ser felizes. Digo eu, não sei. Para mim é mais fácil sair da cama se pensar nas coisas boas que me vão acontecer nesse dia, do que se só pensar nas más. Porque todos temos coisas más (menos boas, vá) na nossa vida. Não podemos é viver em torno delas.


E mais, estas pessoazinhas pessimistas, deviam perder um bocadinho do seu tempo a olhar menos para os seus botões, e a lembrarem-se de que há pessoas que, efectivamente, têm razões para ser pessimistas. Pessoas com verdadeiros problemas e sem grande razão para sorrir. Pessoas para quem é uma ofensa a desconsideração que estas pessoazinhas tem para com a vida. Mas essas pessoas, curiosamente, são muitas vezes as mais opimistas!

4 comentários:

  1. Gosto de ti, pronto. Gosto dessa maneira de ver as coisas, até porque também eu não gosto de gente pessimista! Logo eu que passo a vida a sorrir... Mesmo quando ando triste, faço por ver o quão boa é esta vida. E há pessoas que simpatizam com a desgraça! Adoram andar tristes e pessimistas. Adoram achar-se os mais desgraçados quando, por vezes, nem o são. Por isso, GOSTO de ti e do que escreveste. :)

    Beijinho!

    ResponderEliminar
  2. "há pessoas que simpatizam com a desgraça" - acho que é mesmo por aí :)
    Eu não sou a pessoa mais sorridente, simpática, e sociável do mundo, não sou, mas, no fundo, no fundo, e para o que interessa, sou optimista e acho que a vida é bem melhor se tentarmos estar felizes em vez de os resignarmos a estar tristes :)
    Obrigada!

    ResponderEliminar
  3. Não podia estar mais de acordo. Corroboro cada palavrinha aqui escrita. Também não tenho paciência para gente que sistematicamente se queixa da vida e que dá sempre ares do tipo "tu sabes lá o que é a minha vida!" Não há pachorra. Essas pessoas estão tão concentradinhas na sua própria vidinha que nem sequer julgam que tu possas ter problemas (alimentam um egocentrismo desmedido). Sim, porque os teus problemas ao lado dos delas, por piores que sejam, serão sempre uma ninharia aos seus olhos. A sério, atirem-se de uma ponte!
    Beijocas e parabéns pela reflexão.

    ResponderEliminar
  4. Luarte eu nem abordei muito essa questão, mas também me irrita profundamente! Irrita-me a minha colega que se queixa do trabalho e que anda cansada, e eu podia queixar-me que ainda ando mais cansada que ela, porque além do mesmo trabalho que ela, tenho outro emprego. Mas depois vinhas tu e queixavas-te que ainda tinhas mais trabalho que nós eheh :) Os nossos problemas são sempre tão relativos ao pé dos problemas dos outros! As pessoas é que se esquecem muito disso...

    ResponderEliminar

Os devaneios Agridoces mais lidos nos últimos tempos...